segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Retornando


Depois de 347 dias inúteis volto a postar algo. A aussência deve-se a uma doença crônica: preguiça mental. Nesses tempos de total inércia, o único movimento comandado pelo meu cérebro é o ato de bater punheta.

Joguei botão tb. Tive uma campanha extraordinária na Copa Identidade. Três jogos, três derrotas. Tal façanha só foi superada porque a noite transei com a melhor bunda que esse meu singelo pau já teve o prazer de deflorar, depois de uma festa muito legal no Parafernália.

O Geraldo Santana prepara seu time de lisistas para o estadual por equipes. Eu, Maurício Cadore, Rafael Lima e Otávio Germano seremos os representantes da entidade.

Bem, por hoje é só. Amanhã vou falar sobre a rainha dos cupins que gera centenas de filhotes a cada 15 segundos. Por isso que os caras da Jimo tem tanto dinheiro. Haja veneno pra matar tanto inseto...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cruzada


O Rodrigo Bueno (ESPN Brasil) tocou nesse ponto no programa Rapidinho do canal de TV a Cabo. O calendário brasileiro não precisa se adequar ao europeu, mas necessita de mudanças.

Todos os campeonatos devem durar o ano INTEIRO, inclusive os estaduais. Os times grandes não podem ficar fora da Copa do Brasil. Se ela acontecesse ao longo da temporada não teria choque de datas com a Libertadores.

Mas a milionária CBF, mais interessada em fazer uma Copa do Mundo no Brasil que irá dar margem a muita roubalheira de empreiteiras, não pensa no óbvio e tira os times da segunda competição mais importante do Brasil.

Se Grêmio e Corinthians forem eliminados na pré-libertadores, eles só disputaram o estadual e o brasileiro, ficando com o orçamento comprometido.

CBF muda o calendário, por favor. Olha os campeonatos europeus, os times jogam as copa nacionais e a Copa do Campeões.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A mulher que odiava apelidos


Ana Carvalho Proença faz parte dessas famílias quatrocentonas de São Paulo. Neta de senador, filha de empresário, bisneta de barões do café. Membro efetiva da plutocracia paulistana.

Engravidou tarde, já aos 40 anos de idade. Com um sobrenome pomposo, tinha uma grande preocupação na cabeça: não queria dar um nome que propiciasse colocarem apelido no filho. Odiava diminutivos. Então a solução era colocar dois nomes fáceis e sonoros.

Às vésperas do parto, veio a solução: o nome da criança seria João Pedro.

Às milhares de horas com o problema em mente não foram em vão. O menino não teria pelido: graças a Deus. João Pedro cresceu com todos os mimos destinadas ao nascidos em berço de ouro.

A felicidade da dona Ana era irradiante. O filho destacava-se na escola, nas artes e nos esportes. Quando João Pedro tinha dez anos o telefone tocou na casa de dona Ana. Do outro lado a voz de um coleguinha de escola de João Pedro – o Fedor está em casa??

Dona Ana morreu seis meses depois. Segundo os médicos, a causa foi uma tristeza infinita.

sábado, 8 de janeiro de 2011

O maior gremista de todos os tempos


Se o Ronaldinho tem algum amor pelo Grêmio, eu não sei. Até acho que não. Ah, mas o irmão dele, o Assis, esse sim é um gremista de quatro costados. Perto dele o Saul, o Rafa Tosh, o Otávio Germano, o Gothe, o Rafael Lima, o Fosca, o Paulo Lofrano, o Paulo Fernando, o Leon, o Pirênio, o Moreira, o Cacalo, o Alemão da Geral, o Carlos Alberto, meu pai, são torcedores de faz de conta.

Os fatos estão aí pra todo mundo ver. Em setembro, quando a negociação começou, o Grêmio se arrastava nas últimas colocações do brasileiro. Os analistas de futebol craavavam, sem medo de errar: segunda divisão.

O Assis não podia deixar seu time na mão. Devido a barriguinha acentuada, não poderia ajudar em campo, mas tinha alguém em mente para fazer isso: o irmão.

Conveceu-o, depois de dias intermináveis, a jogar no Grêmio por uma miséria. Cerca de dois trilhões de reais por semana. Ronaldinho, a contragosto, concordou.

Serelepe, Assis veio contar a novidades aos dirigentes tricolores que o receberam de braços abertos como a um filho pródigo. A felicidade reinava no Olímpico.

Tal felicidade irradiou-se para o gramado e o time saiu do atoleiro rumo a Libertadores. O general Renato a frente. Nem a Geral inteira fazia tanto barulho como Assis na arquibancada. Ele já imaginava o irmão levantando o troféu no Japão.

Infelizmente, a contratação foi atravessada por diretores do Milan. Pessoas de alta periculosidade que fazem a Camorra parecer apenas um bando de deliquentes juvenis.

Vendo que o Grêmio estava envolvendo cifras milionárias na negociação - sem perspectiva de retorno imediato - Assis intercedeu. Dificultou o negócio com seu clube de coração até inviabilizá-lo. Tudo pensando nos cofres tricolores.

Para coroar seu gremismo, impediu o tricolor de se associar aos escroques da Traffic.

Assis um gremsita de verdade. Esse sim merecia um busto na frente da Arena.

Obrigado Assis por não ter feito teu irmão jogar no Olímpico e evitar a associação com a Traffic. E não estou sendo irônico.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Roleta Russa


Não sabia direito como começar esse texto. Eram duas as opções. A primeira seria a introdução depois do título a Sorte Está lançada. Explicaria o termo: “JACTA ALEA EST” – a sorte está lançada – disse Júlio César, e atravessou o rio Rubicão, a caminho de conquistar Roma. Foi o fim da democracia romana. E o início do império dos mais famosos dos Césares.

Depois tentaria criar uma relação com o atual estágio do Grêmio.

Mas, pensando melhor, o título para a situação do tricolor é outro, muito mais arriscado: Roleta Russa.

É isso que os dirigentes do Grêmio estão fazendo. Só que existem cinco balas no tambor e apenas uma não contém o projétil fatal. Um time atolado em dívidas – recentes pesquisas apontam para mais de R$ 130 milhões – está prestes a dar duas cartadas decisivas na sua vida. Veja bem não falo em futuro, mas sim em vida. O Grêmio pode se transformar no Manchester United brasileiro - vencendo tudo - ou no Leeds United, falido e vivendo apenas do nome.

Primeiro a contratação do Ronaldinho. A soma vultuosa, em um primeiro momento, é tranquila de se administrar. O aumento de receita será natural. Mais sócios, vários patrocínios. Mas e se os títulos não vierem. Se o Ronaldinho não jogar absolutamente nada.

Ninguém torce para um jogador, as pessoas torcem para clubes. Inadimplência e abandono da barca por parte dos empresários será a consequência imediata. Ficaremos com um rojão de 100 milhões de reais na mão. Teríamos de produzir anualmente três Carlos Eduardo para cobrir o rombo.

E depois disso vem a Arena. Projeto mais caro ainda e alvo de imenso debate público entre grandes nomes do Grêmio. A vida do tricolor está entre o zenit e o nadir. Espero que o meu time se torne uma referência nacional e mundial. Mas o medo do desastre absoluto paira sobre a minha cabeça como o machado do carrasco que pune os ambiciosos e vaidosos.

domingo, 2 de janeiro de 2011

As Abelhas estão sumindo


Bilhões de abelhas sumiram nos últimos tempos. Só nos EUA, o lugar mais afetado pela doença, 50 bilhões de abelhas sumiram, esvaziando 40% das colmeias do país. Os primeiros casos da síndrome apareceram em 2006. Os cientistas dizem que a fuga das abelhas está ligada a uma infecção por vírus, que danifica o código genético dos insetos.

Um iNgnorante como tu vai fazer a pergunta e daí. O abobado da cabeça, as abelhas são responsáveis pela polinização de mais da metade das 240 mil espécies de plantas floríferas que existem no mundo. Sem as abelhas, essas plantas não teriam como se reproduzir e sobreviver. Se um mundo sem abelhas já seria ruim, imagine sem flores, ou seja, se as abelhas continuarem sumindo já era: babau.

Os arautos do apocalipse já alardeiam este estranho fenômeno como um indicativo do final dos tempos em 2012. Eles também falam do sumiço dos Morcegos. O animal é responsável por não termos mais insetos ainda nas nossas cidades – são o principal predador.

O que eu quero dizer com tudo isso. Ora bolas, a Libertadores de 2011 vai ser a penúltima da história. Então, não tem que dar atenção as dívidas, pois não iremos pagá-las mesmo. Odone, meu guri, contrata a esmo (pode vir até o Iniesta já que o Barça quer vender o meia espanhol).

Tô dando a barbada é agora ou nunca...se liga Odone, as abelhas estão sumindo, porra!!!!