sexta-feira, 17 de maio de 2013

Ser gremista é fora de moda


Acredito que foi o meu amigo Cristiano Carneiro a postar essa mensagem no meu facebook a uns tempos atrás. “Já foram grandes”, escrevia ele referindo-se a falta de títulos importantes do Grêmio.

E ele tem razão. Toda a razão. O Grêmio ficou no passado. Está démodé. Notem, meu quatro leitores, que depois da consolidação da internet, a coisa virou e o Internacional retomou o posto de grande time do Rio Grande, apesar de não conquistar um campeonato brasileiro há mais três décadas.

O nosso Grêmio não se encaixou neste novo mundo. O Grêmio é o sujeito que tem vinil ainda em casa e alguns poucos CDs. O Inter só anda com seu MP 16 no ouvido. Enquanto o tricolor só ouve coisa antigas e fora de moda como Lupicínio Rodrigues, Ramones, Sex Pistols, Cartola, o colorado é o rapaz antenado com tudo de mais moderno da cena musical. “Grandes bandas estão surgindo na Estônia, cara. Como tu não conhece?”.

O Colorado é o cara que fala freela, networking, upgrade, plus. Na real, por ele só falaria outros idiomas – de preferência inglês do sul da Irlanda do Norte que é mais cool, mas de vezem quando tem que se comunicar com o porteiro e daí acaba tendo que falar - argh – em português. O gremista, coitado, ainda é do tempo que se defendia a importância da linguística como um meio de identificação de uma nação.

O colorado é publicitário, web designer, analista de sistemas, ou executivo numa empresa de Tecnologia da Informação (opa quem diz Tecnologia da Informação é gremistas, colorado fala empresa de TI – soletrando as duas letras separadamente, óbvio), ou qualquer outra profissão que renda mais de sete mil reais por mês para manter seu estilo de vida ousado e atual. O gremista simplório de dar dó já fica bem feliz se tiver um emprego.

O Gremista come para satisfazer o apetite – coisa mais por fora impossível. O colorado almoça na Temakaria da moda. Toma café no Café da Moda – existe coisa melhor que bater um papo com amigos ao redor do mundo através do meu Smartphone 27? Janta no “restaura” da moda com sua roupa fora de moda, ou seja, tênis adidas ou All Star, calça jeans e camisa pra fora da calça. A roupa do gremista é a que a sua mãe compra pra ele.

O gremista curte animais e árvores, mas não perde o sono se algum cãozinho é maltratado ou se árvores são derrubadas - apesar de saber da importância da ecologia para o futuro do planeta. Ele fica mais indignado é com a exclusão social. O colorado também fica indignado com a exclusão social, mas ele odeia mesmo é o desinteresse das autoridades pelo tema meio-ambiente. Faz protesto em redes sociais quando derrubam um jacarandá centenário. E quer acabar com o mundo quando um otário faz algum mal a um bichinho. Alguns colorados mais exaltados adoram a frase: “Quantos mais conheço os homens, mas gosto dos meus cachorros”.

Os colorados se dividem entre os reacionários, que criticam qualquer coisa que o PT faz, e os petistas convictos que apoiam toda a decisão do partido. Apesar da divisão, as roupas fora de moda,a barba por fazer, e o cabelo no estilinho tô nem aí identificam eles como uma só nação. O gremista ainda é do tempo do EPA em termos de política. É um ser ideológico. Sendo de direita ou esquerda acredita em ideias e não em partidos. Mas a maioria é anarquista mesmo (existem colorados anarquistas tb, mas ele se preferem ser chamado de liberais) e só quer tomar o seu trago tranquilamente.

Ambos, gremistas e colorados são a favor do casamento gay. O gremista é mais desencanado do assunto. Não perde muito do seu tempo se preocupando. Até por que cada um faz o que quer da sua vida. É um princípio tão arraigado no seu cotidiano que ele nem se preocupa com o assunto. Acha legal que o Grêmio já teve uma torcida Gay e até lamenta ter acabado. O colorado é mais ativista. Esculacha todo mundo que é homofóbico, mas, paradoxalmente, adora escrever coligay e gayminho na suas postagens ridicularizando a torcida assumidamente homossexual do maior rival.

O colorado adora viajar para lugares consagrados (Paris é sempre uma boa opção). O gremista,quando tem grana, gosta mais de ir a lugares legais. Mais por fora impossível, até por que hoje não se viaja para se divertir e sim para postar as fotos.

O colorado é antenado nas novas tecnologias sociais. O gremista mal sabe usar o Word e vive pedindo para seu priminho mais novo que é colorado fanático, mas não se liga em futebol ou na escalação do jogo que isso é coisa de otário, para ajudá-lo a postar mensagens nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário