domingo, 10 de julho de 2011

A FIFA só atrapalha o futebol dentro e fora de campo


A FIFA é uma brincadeira eterna de mau gosto. Fode os países onde realiza seus campeonatos oficiais. Colocou seu selo em uma competição que existia há quatro décadas – brincando com a paixão do torcedor.

Nos mundiais, em uma atitude política com a mera intenção de perpetuar-se no poder, escala juízes onde o futebol engatinha. Garantindo votinhos importantes em disputas eleitorais. Nos mundiais de clubes vem repetindo essa fórmula anti-futebol.

Agora, essa ideia de colocar árbitras no mundial feminino. Em um ou outro jogo ok mas a arbitragem feminina precisa evoluir muito para ter condição de todos os jogos do campeonato mundial.

E aqui não vai preconceito em relação ao gênero, mas a diferença do número de árbitros homens em relação a de mulheres é muito grande.

A gente enxerga esses exemplos em outros esportes. Tem mulher apitando jogo de basquete, vôlei e handebol em mundiais e nas olimpíadas (até masculinos), mas a maioria é composta por homens exatamente em função da disparidade nos números de árbitros.

Essa invenção da FIFA prejudica o espetáculo. Na final dos jogos olímpicos em 2002, Brasil e Estados Unidos empatavam em 1x1 quando a juíza tailandesa não viu a jogadora americana espalmar uma bola dentro da área. Pênalti claríssimo. Pior, o lance ocorreu na prorrogação e ainda existia o Gol de Ouro. Logo em seguida as norte americanas fizeram o segundo gol e foram campeões olímpicas.

Hoje, na quartas do mundial o Brasil foi beneficiado por uma arbitragem horrorosa da australiana. Apesar disso, perdeu para os Estados Unidos e está fora. Mundial que apesar disso, deu ótimas notícias já visando a olimpíadas: Alemanha está fora.

Como se classificam apenas duas seleções europeias, as atuais bicampeãs mundiais perderam para o Japão e foram eliminadas. França e Suécia, classificadas para a semi do campeonato são as seleções credenciadas para disputar a competição.

Brasil e Estados Unidos agoram se tornam super favoritas para conquistar a medalha de ouro nas olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário