quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Imagina se você fosse uma cara legal, mas digamos não um conquistador por natureza. Meio feio e sem graça e seu vizinho, que também é seu pior inimigo, fosse um Don Juan: pegasse todas.

É mais ou menos essa relação entre os torcedores do Racing e do Independiente. Os dois times nasceram na mesa cidade: Avellaneda. Localizada próxima a Buenos Aires é quase como se fosse um bairro da capital argentina.

Os estádios são separados por poucos metros. O Racing é azul e branco e o Independiente vermelho. Os dois estão entre os cinco grandes da Argentina (os outros são Boca, River e San Lorenzo).

A torcida é semelhante de tamanho. A do Independiente é um pouco maior. Cerca de 6% dos argentinos torcem para o El Rojo. Já La Academia conta com 5% dos fãs.

Mas as semelhanças terminam por aí. Na era profissional, o Independiente venceu 14 vezes o campeonato nacional. Já o Racing venceu “apenas” sete vezes. Na Libertadores a goleada é maior, proporcionalmente, 7x1 para os Rojos. Além disso, o time de Burruchaga ganhou outras copas. E se tornou o rei das copas. Hoje, só perde para o Milan e Boca e olha que só foi ultrapassado nessa década. O Racing em contrapartida venceu apenas a supercopa.

Entretanto, a vida não feita só de conquistar mulheres. A gente joga bola Tb. E aí tu é sempre a primeira opção dos caras que escolhem os times. Já o teu vizinho bonitão é o último e só dá canelada na bola.

Essa é mais ou menos a relação entre o fanatismo da torcida do Racing e do Independiente. Os fãs da La Academia devotam um amor incondicional ao time azul e branco. Lotaram um estádio no domingo seguinte a falência do clube, sem ter jogo no estádio. Passado o episódio: encheram dois estádios no título de 2001. O seu (El Cilindro) onde tinha um telão da partida e o do Vélez onde acontecia o jogo.

A La Guardia Imperial ( torcida organizada do Racing) é a mais fanática do país ao lado da do Newells. Já a do Independiente é a mais amarga do país. Só lota o estádio em decisões.

Ontem, era constrangedor ver os torcedores do Independiente comemorando o título da Sul Americana contra o Goiás. Algo frio e sem emoção, isso que o time não conquistava um título internacional há quinze anos. Um ou outro moribundo chorando e uma galera com cara de nem aí.

Por isso, o Racing é um time mais respeitado dentro da Argentina que o Independiente. Por isso, Campanella usou o fanatismo da torcida do La Academia no seu filme vencedor do Oscar O Segredo dos Seus Olhos.

Dá-lhe Racing que os títulos venham logo e em grande escala, mas se não vierem tanto faz: a torcida estará ali ao teu lado cantando durante todo o jogo e depois e antes!! Ela te ama incondicionalmente!!

Um comentário:

  1. Sensacional!!!!
    Pelo menos a amargura ajudou o Imortal, mas foi um sofrimento depender daquela ruindade com uma torcida que e' um iceberg.

    ResponderExcluir