quarta-feira, 23 de junho de 2010


É nesse final de semana, seus paquidermes!

O duelo dos duelos. Nem o mais puro faroste italiano protagonizado por Giuliani Gemma chega aos pés do que está por acontecer em Pelotas a partir desta sexta-feira: o Estadual por Equipes.

Os habitantes de Satolep já costumam se arrepiar por qualquer assoprinho no pescoço, imagina vendo homens parrudos e fortes em camisetas justinhas, estilo seleções africanas, duelando com reguinhas e fichas nas mãos, vai ser um delírio geral.

São 14 times confirmados. Quatorze escretes formados pelo mais puro talento do botonismo gaúcho. A única ausência de peso será a do Saul.

Infelizmente, o embrionário Porto Alegre e São Lourenço se farão ausentes. Mas quem sabe na próxima. As duas entidades de Caxias do Sul também não participam da competição. Em um tempo que todas as associações incorporam o liso, quem sabe nossos amigos da Serra não podiam dar uma chance para o cavado.

Mas vamos aos duelos senhoras e senhores

Os donos da casa respondem pela alcunha de circulistas. Eles representam o Círculo Operário de Pelotas (COP). Não são uma África do Sul, são muito mais do que isso. Suas estantes são gigantescas e abarrotadas. Reúnem campeões da mais refinada estirpe. Para vencê-los em seu território hostil e impregnado de armadilhas, não basta técnica, tem que suar sangue...não esperem gentilezas dos donos da casa, pois não terão nenhuma!!


Se o dono da casa é terrível, seu vizinho é o terceiro anticristo. A Associação Pelotense de Futebol de Mesa é nada mais, nada menos que a atual vice campeã do torneio. Uma França sem Domenech e com muito mais garra. Cinco Zidanes dispostos a humilhar seus adversários. A roupa amarelo/laranja é um pouco fora de moda, mas seus jogadores querem o título que escapou por um triz no ano passado. O mundo pode ser deles, basta querer.

Se esse vizinho é o anticristo, o outro é o Hellraiser. A Academia de Pelotas venceu quase tudo esse ano e o apetite segue insaciável. De Londres, Pedrinho e a rainha Elisabeth mandaram energia positiva para seus súditos pelotenses. Apesar das boas maneiras e do gosto refinado , não esperem delicadeza desses nobres na mesa. A Inglaterra não conquistou o mundo com diálogo e sim com a espada. Não vacilem adversários da Academia, pois poderão deixar o jogo sem a cabeça. Vida longa a Rainha.

Da capital vêm as quatro pragas.

A AFUMEPA de Porto Alegre conquistou dois torneios importantes recentemente, um no liso e outro no cavado. Estilo Itália. Sem alarde, mas com energia. Com força dentro e fora das mesas, a tradicional entidade usa de todas as armas para conquistar seus objetivos, apesar de não propagar isso. Cuidado incautos, esse time já foi campeão do por equipes e quer subir mais alto no pódium novamente.

O Círculo Militar de Porto Alegre é a Espanha. Uma potência emergente e cheia de craques, com um plus sobre o país ibérico, não treme nunca. Uniram velhos lobos a jovens impetuosos com um objetivo apenas: a conquista do título inédito. O grito do seu treinador é famoso no mundo botonístico. É o prenúncio da vitória vindo das entranhas e estremecendo adversários aterrorizados pelo uivo da besta fera.

O amarelo da Franzem representa a força brasileira. Time mais fashion disparado do botonismo (teve suas roupas desenhadas por Alexandre Herchcovitch), a entidade da capital quer manter a hegemonia. Vencedores em 2007 e 2009, o quintento sabe que só uma posição vai satisfazer sua enorme torcida: o título. Torcida essa, aliás, engrossada por pilhagens ocorridas em solo de vizinhos mais pobres ou que passam por dificuldades.

O Grêmio Náutico União da capital é uma espécie de Estados Unidos. Bons jogadores tecnicamente falando, mas ainda incipiente no mundo das mesas gigantes. Todavia, a presa quer virar surpresa e derrotar os gigantes. Donas de uma marca com medalhistas olímpicos e mundiais, como seu similar nortista, o GNU fará das tripas coração para ir longe e se transformar na grande zebra do torneio.

O INTERIOR MANDA SUAS LEGIÕES

Do norte do Estado vem aquele que nada teme, a ABP de Passo Fundo. Depois de ter batido na trave em 2007, chegou a hora de vencer. Conta com jogadores fantásticos e dessasombrados como a Holanda. Destemor capitaneado por campeões brasileiros e de torneio sub-15. Adversário temível e cheio de vontade de lutar até a última gota de sangue. Não vem pra competir, vem pra vencer.

O leão ressurgiu. Não é só o Uruguai que dá mostar de ressurgimento, os verdes do litoral extemo sul estão de volta e com o doce sabor da saudade de vitória a lhe escorrer pelos cantos da boca. Falo da Associação de Santa Vitória de Palmar. Deuses que cansados do tédio do Olimpo resolveram descer a terra novamente e combater os homens. Vencedores por três vezes da competição, já são favoritos ao título como se nunca tivessem deixado de ocupar o posto de número 1.

Número 1 hoje ocupados por jovens cujo valor técnico rivalizam com o craque maior da Argentina. A Rio Grandina é composta por vários Messi. Gênios unidos pela amizade e soberba diante de adversários menores do que eles. Mas não encarem a palavra soberba de forma pejorativa, e sim como a simples constatação de que são os melhores e vão provar mais uma vez isso, deixando corpos a beira do caminho para serem devorados pelos urubus. Já venceram esse título em 2008, mas nas sua formação têm homens que já triunfaram mais vezes nesse torneio mas defendendo outras camisetas.

Também de Rio Grande vem a AFUMERG. Três títulos na história não tão recentes. Porém, numa fase de pobreza e fome, foi dilapidada por potências emergentes. Os que sobraram querem provar da fama e da glória dos que foram. Querem provar que podem voltar a ser grandes e vontade não falta pra isso. São a Sérvia, que perdeu força com o desmabramento, mas não a identidade e o espírito de luta.

Da Terra do Nunca vem a CE de Encruzilhada do Sul. Meninos liderado por um Peter Pan. Tal qual os elefantes da Costa do Marfim, querem mostar que a presença de um grande jogador pode influenciar todo um grupo em busca do seu ideal. Título, muito díficil, diria impossível, mas quem sabe causar ferida danosas em adversários famosos. Cuidado bando de piratas desastrados, os meninos da Terra do Nunca vem aí.

O lugar onde surgiu a primeiro imperador também está de vota. A AABB de Canguçu retorna as mesas buscando um lugar ao sol. Já foram temidos, hoje nem tanto, estilo Dinamarca. mas quem já teve os irmãos Laudrup tem respeito alheio. Irão a terra dos vizinhos maiores em busca de pequenas glórias, mas quem sabe não obtenham coisas melhores.

Existem dois lugares no mundo onde a a água é escassa: continente africano e bagé. Os tuaregues, assim como a Argélia, tem sonhos pequenos, mas eles estão lá a sacudir as cabeças ressecadas da poeira do deserto. Homens que passam por dificuldades. Lutam durante horas por um simples copo de água. Imagina o que farão na mesa atrãs das vitórias. Não vacilem adversários.

Bom campeonato a todos!!!
























10 comentários:

  1. Cristian:

    Quanto mais eu leio, mais admiro o teu talento e o estilo sagaz de comentar as coisas do quotidiano. Parabéns! Essa última postagem descrevendo cada entidade então, é de guardar e ler na palestra motivadora de cada equipe antes das competições.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida alguma, foi o mais brilhante texto que já li nos canais de comunicação do futebol de mesa . Não apenas te dou os parabéns pela riqueza das análises e analogias, como aproveito para te agradecer pela inspiração, que crônicas como esta, trazem a mim e ao restante dos colegas botonistas.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Cristian, sensacional!

    Abração,
    Vinhas.

    ResponderExcluir
  4. Cara, nunca mais vou te comparar ao Davi Coimbra, daqui pra frente ele que trate te ler este blog para aprender um pouco mais da arte de escrever.
    Grande abraco.
    Caco.

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente fantastico. O Guido tem toda razao em dizer que este texto deve ser apresentado em palestras motivadoras. A descrição de cada entidade e o comparativo com as seleçoes é algo inigualavel. Parabens.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto, sensacional, só não gostei do segundo parágrafo, lembro-le que durante muitos anos tomaste água do São Gonçalo!
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de agradecer aos elogios de todos. Escrever sobte futebol de mesa é um prazer, mas quero deixar claro que nos seis anos que morei em Rio Grande só tomei água mineral...hahhahahah

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resposta, "esta cavada deu certo"!
    As mas tenho certeza que em algum momento, algum gole foi tomado rsrsrsrsrsrs
    Abração e mais uma vez, parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  9. Cara arrebentou na matéria, dexei um recado para você no blog do c.m. , ok.
    Dani Junqueira

    ResponderExcluir
  10. É um orgulho para o jornalismo esportivo!!!

    ResponderExcluir