segunda-feira, 30 de maio de 2011

O futuro é presente


Ao longo dos últimos anos vi os especialistas do tênis lamentando a não utilização do fenômeno Guga para alavancar o esporte no país. Mas eu sempre pensava cá com os meus botões: a gente só vai ver resultado dessa geração pós Gustavo Kuerten no início da segunda década dos anos 2000.

E é realmente o que está acontecendo agora. Não por méritos da Confederação Brasielira de Tênis que só serve, assim como todas, as outras para perpetuar algum mentecapto no poder, mas em função de uma geração que nasceu com o saibro de Paris ganhando tons verde e amarelo.

Guilherme Clezar tem 17 anos. É gaúcho. Venceu dois futures seguidos. O último praticamente do lado da minha casa: no Petrópolis Tênis Clube. O garoto surge ao lado do alagoano Tiago Fernandes como duas boas promessas do esporte.

Os dois ainda vão ralar muito para chegar no nível do Bellucci. Aliás o Brasil não tem um décimo da tradição da Argentina no tênis e critica o Thomas como se fosse demérito estar “apenas” entre os trinta do mundo, posição que só cinco brasileiros alcançaram em toda a história do tênis após a efetivação do ranking mundial.

Voltando ao Clezar, ele passa a ser a bandeira do tênis gaúcho em simples. Marcos Daniel se aposentou. Franco Ferreiro virou duplista e Andrè Ghem nunca mais foi o mesmo depois da contusão que o afastou durante um ano do circuito profssional.

Clezar tem uma boa direita. Uma ótima variação e se adapta bem ao piso lento do saibro como as quadras mais rápidas. Vale a pena ficar na torcida. No mínimo entre os 50 do mundo esse guri vai aparecer.

O tênis feminino do Brasil vive abaixo do cu do cahorro faz tempo, mas surge um sopro de esperança no horizonte: é a paulista Bia Haddad. Ela conseguiu entrar na chave juvenil de Roland Garros (até 18 anos). A menina tem apenas 14 anos e já é a primeira do ranking brasileiro na categoria 18 anos. Vamos torcer para que a expectativa se confirme e voltamos a ter uma jogadora entre as cem melhores do mundo.

3 comentários:

  1. Dá para ter esperança no Federer em Roland Garros ou o Djokovic ganha fácil?

    ResponderExcluir
  2. Acho que sim e vou torcer para o suíco. E tu vai de quem nessa semi??

    ResponderExcluir
  3. Federer, é claro!!! E ganhamos!!! Agora vamos perder pro Nadal, infelizmente...

    ResponderExcluir