quinta-feira, 20 de maio de 2010



A última vez que o Grêmio perdeu em semifinal da Copa do Brasil foi em 1996. Naquele ano, a gente enfrentou o Palmeiras, que assim como o Santos de 2010, havia marcado mais de cem gols na conquista do campeonato paulista.

O Palmeiras faturou o título com várias rodadas de antecedência (o campeonato era turno e returno) e ficou só na manha esperando o tricolor. Timaço aquele. Luisão, Djalminha, Rivaldo, Júnior e por ai afora. Vários futuros campeões mundiais de futebol.

O Grêmio era um cano também. Só uma mudança em relação ao time campeão da libertadores no ano anterior, a saída de Arilson. Ailton e Emerson revezavam-se na posição pelo menos no primeiro semestre.

O jogo de ida no Parque Antarctica acabou 3x1 para o Palestra. Na volta, a sorte e arbitragem foram cruciais para a nossa desclassificação.

O jogo foi numa sexta-feira. Na terça, havíamos vencido o América de Cali (1x0) na semi da libertadores e iríamos decidir na Colômbia. Antes disso, ainda tinhamos o Glória, no domingo, pela semi do gauchão. Eram tempos de várias competições e superação do grupo do Felipão.

O Grêmio manda no primeiro tempo contra o Palmeiras. Ailton perdeu uma chance inacreditável. Início do segundo tempo e uma bola desvia na BUNDA do Luisão e engana o Danrlei. Um a zero Palmeiras. Tinhamos que fazer três e não levar nenhum.

Jardel, após ótima assistência de Rodrigo Mendes, empata a partida. Zé Alcino faz dois a um e dai o jogo vira ataque contra defesa. O zagueiro Sandro Blum do Palmeiras é expulso. O massacre continua. Bola na trave. Defesa do Veloso e nada dela entrar.

Quando o relógio lambia os 45 minutos, Jardel, de carrinho, fez o terceiro. Eram os penaltis pintando. Porém, o bandeirinha anulou alegando impedimento.

Frustração na hora, mas comemoração seis meses depois. Não tenho receio de afirmar: se tivessemos conquistado a Copa do Brasil de 96, não teríamos sido campeões brasileiros naquele ano.

E agora, me cobrem no futuro, vai acontecer a mesma coisa. Seremos campeões do Brasil. Aguardem. E assim como nas quartas de final de 96, onde superamos o Palmeiras, uma de nossas vítimas será o Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário