terça-feira, 2 de novembro de 2010

Voltando a brilhar


Eu tinha prometido falar dos meus camaradas da publicidade, mas contarei algumas história antes de retomar esse tema. Nunca fui digno de confiança.

Na última sexta, enquanto e meus amigos cumpríamos a nossa missão de todo o início de final de semana, beber como se não houvesse amanhã, no mezanino do Nicus, acima da gente, gritos de histeria. A motivação vinha do último debate presidenciável entre o tucano Serra e a petista Dilma.

O ex governador e ex prefeito de Porto Alegre Alceu de Deus Collares ressaltava-se no grupo. Cada resposta da Dilma era comemorada com os punhos cerrados no alto. A felicidade do político contagiava o ar. Ele voltava a ser protagonista, depois de anos na obscuridade. Fez apenas 3% dos votos para governador em 2006 como candidato do PDT.

A virada começou faz alguns meses. Collares descansava em sua residência quando um aspone trouxe a notícia.

- Boas novas, governador. Dilma foi confirmada como a candidata petista a presidência da república.

- Quem é Dilma? Questionou o bageense.

- Dilma foi secretária do senhor. Na pasta de Minas e Energia. Respondeu o puxa saco.

- Ah. Uma feinha que o Carlos Araújo comeu por anos. Aliás como ele teve coragem? Que tem ela, afinal? Questionou novamente.

- Ela era ministra do governo Lula. Chegou a ser a manda chuva da Casa Civil. E agora, o Lula a indicou a sua sucessão.

- Lula??

- Aquele sindicalista que o Brizola chamava de Sapo Barbudo.

- Hahahaha. Que saudades do humor do velho Brizola. Faz tempo que ele não me liga. A Neusa disse que ele está em um sítio descansando. No mesmo onde está meu cãozinho Janguito (nome dado em homengagem ao ex presidente do Brasil João Goulart).

- Pois é, governador, mas o que eu vim dizer para o senhor é o seguinte. Com a confirmação da Dilma o seu nome volta a tona. O PDT no Rio Grande do Sul vai apoiar o Fogaça, mas o senhor vai ficar na trincheira petista e apoiar a Dilma. Entendeu??

- Sim. O que eu devo fazer?

- Participar de todas as atividades da campanha. Discursar nos comícios e enfatizar que ela é o caminho para o país. Como a primeira experiência política foi ao lado do senhor, todos vão citar isso e é importante para ela contar com o seu apoio.

- Farei isso com o maior prazer. Ah, e se o Brizola me ligar diga que estou em campanha pela Dilma.

E foi assim que o velho Collares voltou a tona.

Na saída do Nicus,depois do debate, a empolgação do velho Caudilho era impressionante. Feliz da vida saiu do bar reto, sem pagar. Na Lima e Silva com os braços erguidos gritava palavras de ordem e pensava em voz alta:

- Quando o Brizola voltar do sítio vamos comemorar essa vitória tomando um bom vinho chileno. Aliás, vitória de quem mesmo?? Perguntou para o aspone que pagava o conta no bar.

E assim foi embora o velho Collares e seu séquito. Enquanto nós gritávamos no bar: ivo, ivo, ivo, caledário rotativo!

Um comentário:

  1. É incrível tua criatividade para criar esses diálogos.

    Parabéns Cristian, teu blog já é leitura obrigatória da semana.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir