quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Oito anos depois


O Brasil acaba de vencer a Croácia por 92 a 74. A vitória sobre a ex-república da Iugoslávia significa muto mais do que o terceiro lugar no grupo B do Mundial de Basquete Masculino. Significa poder encarar de frente um continente de novo.

Desde o Mundial de 2002, nos Estados Unidos, que o Brasil não vencia uma equipe européia. Naquela oportunidade, vencemos a forte Turquia por um ponto, graças a uma cesta mágica de três do Marcelinho Machado.

Marcelinho cestinha do jogo de hoje com 17 pontos ao lado do Leandrinho. Agora vamos nos defrontar com a Argentina. O jogo vale uma vaga entre os oito melhores da competição. Colocação que o Brasil não atinge desde 2002 quando foi eliminado justamente pelos hermanos na fase de quartas de final.

Contra a Argentina completa não teríamos a menos chance, mesmo tendo Rubem Magnano no banco. Foi deste treinador a proeza de transformar nossos vizinhos em potência mundial. Título olímpico (2004) e vice-campeonato mundial (2002).

Também carregam a marca de terem sido a primeira seleção a bater os profissionais norte americanos. O fato aconteceu em 2002 no Mundial de Indianapolis. Parece que a terra de Larry Bird não traz sorte aos States. É só lembrar desta mesma cidade em 1987, quando os brasileiros venceram o pan americano. O triunfo foi sobre uma equipe universitária.

Mas voltando aos desfalques argentinos. Sem o genial Ginobli e o importante Nocioni, o time vira refém de um jogador. Um jogador não, um guerreiro incansável chamado Scola. Das cinco partidas até aqui, o cara marcou mais de 30 pontos em quatro delas.

Se o Brasil atenuar esses números, tem muita chance de vencer. Claro que Prigioni, Quinteiros e Delfino são bons jogadores, mas o triunfo passa por brecar Scola. E dá para conseguir isso, vamos Brasil...

Ah, sempre sou um crítico feroz deste jogador, mas confesso que as últimas atuações do Marcelinho foram empolgantes. Aos 35 anos, o ala pontuador, parece ter finalmente chegado ao amadurecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário